“Nada causa mais horror a ordem do que mulheres que lutam e sonham.”
- José Martin
Hoje celebramos mais um 08 de Março, dia Internacional de Luta das Mulheres. Apesar de algumas notórias conquistas ao longo das últimas décadas (fruto de incansáveis lutas e de muita resistência a múltiplas violências institucionalizadas), ainda há muito pelo que lutar e conquistar.
Que o dia de hoje nos leve a reflexão sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados pelas mulheres e pelo conjunto da sociedade, principalmente nós da classe trabalhadora, para construir novos caminhos que nos façam superar o capitalismo patriarcal racista que imprime em nossos corpos e nossas vivências todo o peso de um sistema opressor colapsado.
Que a mulher trabalhadora penalizada pela pandemia, e pelo desenrolar das continuidades de políticas econômicas neoliberais no Brasil e no mundo, possa encontrar na luta das mulheres por melhorias salariais, por melhorias trabalhistas, contra o machismo, racismo, o capacitismo e todas as opressões, um norte para a luta contra todo um sistema que nos quer violadas em nossos direitos, subjugadas, precarizadas e mortas para manter o modus operandi patriarcal que precisa ser derrubado para evoluir.
Que hoje façamos desse 8 de março um momento de reflexão sobre nossos desafios, sobre a insígnia de respeito e igualdade entre todas, todes e todos, e principalmente seguir empoderando mulheres , para que se somem às lutas, que se tornem novas lideranças e que sempre deixem claro que lugar de mulher é aonde ela quiser.
O Sindtifes-PA saúda as mulheres trabalhadoras e ressalta: seguiremos lutando contra os assédios e pela valorização do serviço público, espaço fundamental para garantir direitos, principalmente para as mulheres da classe trabalhadora, que são as que mais precisam. As mulheres servidoras federais seguirão firmes e fortes aliadas às demais trabalhadoras da cidade e do campo, às mulheres indígenas e quilombolas, pela garantia de direitos e de um mundo sem machismo e a exploração capitalista!
Viva o Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras!
Pela vida das mulheres!
Derrotar o machismo!
Prisão a Bolsonaro e todos os golpistas!
Defender os serviços públicos, o reajuste das servidoras (es) e todas as nossas pautas.
Repúdio à repressão policial ao ato das mulheres em Belém!
O Sindtifes-PA se soma às outras entidades e movimentos sociais para repudiar a repressão da Tropa de Choque da Polícia Militar do Pará ocorrida nesse 8 de março ao ato da Frente Feminista na Alepa. O governador Helder Barbalho, o presidente da Alepa, deputado Chicão, e o Comando da PM são os responsáveis pelo ataque às mulheres trabalhadoras que apenas queriam ser recebidas pela casa legislativa, que deveria sempre estar aberta ao povo.
Exigimos imediata apuração e punição a todos os envolvidos, seja no comando, como entre os executores da ação! Lutar não é crime!
Comments