top of page

Denúncia anônima contra a UFRA é arquivada pelo TCU e expõe tentativa de retrocesso


Uma denúncia anônima protocolada junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) tentou questionar a revogação do ponto eletrônico na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), medida que representa uma conquista importante para os servidores técnico-administrativos.

O objetivo da ação era evidente: reverter avanços e restabelecer um modelo de controle rígido e punitivo, baseado na desconfiança e na vigilância permanente sobre os trabalhadores.

No entanto, a tentativa fracassou. Por meio do Acórdão nº 881/2026, o TCU arquivou o processo por ausência de fundamentos mínimos que justificassem a denúncia.

Embora o caso tenha sido encerrado, o episódio acende um sinal de alerta. A iniciativa revela que ainda existem setores interessados em retomar práticas autoritárias dentro da universidade — especialmente em um contexto de aproximação das eleições para a Reitoria.

A defesa de uma universidade pública democrática passa, necessariamente, pelo respeito aos seus trabalhadores, pela valorização da confiança institucional e pela rejeição de mecanismos de controle arbitrários.

O movimento sindical seguirá atento e mobilizado para impedir qualquer tentativa de retrocesso.

A categoria saberá dar a resposta — com organização, participação e voto consciente.

Comentários


bottom of page