top of page

Sindtifes-PA e Fasubra vão seguir a luta e exigência para que governo Lula corrija a injustiça no reajuste salarial dos médicos e dos médicos-veterinários

Após proposta da base na plenária da Fasubra de maio, ocorreu em 06 de junho reunião entre a direção da Fasubra e os médicos e médicos-veterinários da base do PCCTAE.

A reunião foi marcada por uma forte indignação desse setor da categoria que teve um reajuste salarial de apenas 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026, enquanto o restante dos (as) Tae tiveram 9% neste ano e 5% para abril do ano que vem.

Os representantes do coletivo de médicos e médicos-veterinários criticaram a morosidade da federação em propor uma ação mais enérgica para enfrentar esse ataque do governo Lula, crítica com a qual nós do Sindtifes-PA concordamos. Para nós, a morosidade se explica porque os grupos majoritários da federação não querem ter um enfrentamento mais contundente contra o governo. É preciso mudar já essa política!

Foi denunciado na reunião, também, que o MGI respondeu questionamento no Fala.Br apontando que a Fasubra sabia do reajuste diferenciado aos médicos e médicos-veterinários, o que foi negado pela direção da federação.

O Sindtifes-PA entende essa resposta do MGI como uma afronta aos trabalhadores e à Fasubra e como uma atitude antissindical, pois tenta jogar os trabalhadores contra sua entidade representativa inventando uma mentira.

A Fasubra enviou ofício ao MGI solicitando uma retratação pública sobre o tema. Nós achamos que essa ação é importante, mas é tímida ainda. É necessário denunciar publicamente esse tema nas redes sociais da Fasubra e cobrar judicialmente e politicamente caso não haja a retratação pública.

 

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES

 

Para mudar essa realidade de injustiça por parte do governo e morosidade por parte da Fasubra, defendemos ações mais firmes a nível nacional para cobrar do governo Lula a garantia de reajuste salarial aos médicos e veterinários igual a todos os cargos do PCCTAE. É necessário a participação dos médicos e médicos-veterinários nos dias de paralisação e de luta que estão sendo indicados, como o que ocorreu em 12/6 e o que está previsto para 26/06. Nessa data lutaremos contra a reforma administrativa, pelo cumprimento do acordo de greve (que inclui a pauta dos médicos e veterinários) e pela recomposição do orçamento das universidades.

Nos próximos dias a Fasubra deve divulgar nova data de reunião nacional com os médicos e médicos-veterinários. O encontro jurídico da federação também irá tratar sobre o tema e o Sindtifes-PA vai realizar reunião local com esse setor da categoria para organizar as novas ações.

Comments


bottom of page