O Sindtifes-PA denuncia para a categoria técnico-administrativa que está em andamento mais um ataque à educação pública federal.
- sindtifes
- há 4 horas
- 2 min de leitura

O orçamento de 2025 para as universidades federais, que era de R$6,5 bilhões, sofreu um corte de 4,9% quando foi aprovado no Congresso. Além disso, o governo editou decreto 12.448/25, em 30 de abril, que limita os gastos mensais em 1/18 do orçamento aprovado e proíbe o uso de 37% do valor.
A promessa do governo é liberar esses 37% somente em dezembro, com poucos dias para empenho, o que os Reitores têm denunciado como uma forma de inviabilizar a utilização dos recursos.
Na UFPA, por exemplo, temos salas de aula e de trabalho com ar-condicionados quebrados e que não podem ser consertados, bebedouros quebrados, entre outros problemas estruturais, quem vem sendo denunciados em várias universidades pelo país.
A Associação dos Reitores (Andifes) denuncia que esse corte de verbas irá prejudicar o pagamento de bolsas aos estudantes, impactará no funcionamento das políticas de assistência estudantil, na manutenção dos contratos de segurança e limpeza, entre outros problemas que impactam a permanência dos estudantes e qualidade do ensino, como também as condições de trabalho de Taes e docentes.
A situação nas universidades já é precária. Andifes denuncia que para o orçamento das universidades igualar ao praticado em 2011, esse valor deveria ser de R$12,5 bilhões, aproximadamente.
Organizar a luta local e nacional contra o decreto 12.448/25 e por mais verbas para educação
O Sindtifes-PA vai articular com os sindicatos docentes e o movimento estudantil a unidade necessária da comunidade acadêmica contra esses ataques. Vamos propor à Fasubra que chame Andes, Sinasefe, UNE e UBES para organizar uma jornada de mobilizações para que Lula devolva as verbas da educação federal, revogue o decreto 12.448/25 e garanta mais orçamento para as nossas universidades e institutos federais. Acreditamos que a paralisação de 48h dos Tae, em 22 e 23/5, pode ser um primeiro momento de mobilização.
Sindtifes-PA vai cobrar informações das Reitorias da UFPA, UFRA, UNIFESSPA e UFOPA
Queremos informações sobre o impacto dos cortes nas nossas universidades e queremos participar do debate. Exigimos das Reitorias e Andifes que se somem ao calendário de mobilizações por mais verbas para a educação e pela reversão dos atuais cortes orçamentários.
Comments