20 de Novembro é Dia da Consciência Negra!

A comemoração do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas do movimento negro, dos trabalhadores e dos movimentos populares contra o racismo. O dia homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada em 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. E desde 1997, Zumbi faz parte do Livro dos heróis brasileiros.

A negação de uma reivindicação histórica do movimento negro como reparação, dentre elas tornar Zumbi um símbolo da luta de resistência negra de Palmares, onde também tiveram outros revolucionários, homens e mulheres quilombolas, só nos incentiva a continuar na luta pelo Feriado Nacional do 20 de Novembro, tão aguardada pelo povo negro.

Hoje as instituições sociais lembram e até  comemoram em memória do líder Zumbi dos Palmares, mas nem sempre foi assim. A data foi resultado de muita luta e organização do movimento negro, desde a década de 70. Só em 2005, quando foi realizada a marcha dos 300 anos da morte de Zumbi, o antigo líder negro começou a receber algum destaque e o 20 de Novembro passou a ser comemorado.

Somos a segunda nação fora da África com um maior contingente de negros e negras. O racismo fica claro quando vemos que é a população negra que está na base da pirâmide social do Brasil. Uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) prevê que em 2020 mais de 216 mil jovens negros e brancos serão mortos pela violência. No entanto, de cada 5 jovens assassinados um é branco e 4 são negros.

A comunidade negra que faz parte da classe trabalhadora está cansada de ser enganada pelos governos. A luta contra o racismo está esbarra na cooptação da maioria das organizações negras pelo governo Dilma.

É preciso que um novo movimento negro seja fortalecido, um movimento que seja independente dos governos, dos patrões, no qual a população negra seja a protagonista de sua própria história.

Lutamos para o que 20 de Novembro seja um Feriado Nacional, em homenagem a Zumbi. Mas não queremos que seja uma data qualquer a ser comemorada apenas com festas. Mas que seja uma data para denunciar o "fim do racismo" pregado pelo PT; para reivindicar melhores condições de saúde, moradia e educação para o povo negro, que está padecendo nos guetos desse país; para denunciar a criminalização da pobreza etc.

Queremos que o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, seja sobretudo, uma data de luta contra o racismo!

 

 

comments

Links importantes