Carreata Fora Bolsonaro ganha as ruas de Belém no próximo sábado (23)

Já são 61 pedidos de processo de impeachment contra Jair Bolsonaro encaminhados à Câmara Federal, em Brasília. Por isso, ocorre em Belém, no próximo sábado (23), a “Carreata Fora Bolsonaro”, que terá concentração às 8h, na avenida Visconde de Souza Franco, a Doca.

Organizado por membros do Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (Sindju), do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sindjor-PA), e do partido Unidade Popular (UP), o movimento agrega também participantes independentes ou que não representam entidades políticas. O ato, de acordo com seus organizadores, será suprapartidário, o que significa que não estará atrelado a um grupo ou legenda partidária específica.

“O objetivo principal é o impeachment de Bolsonaro, já que está faltando o elemento da pressão popular para que isso seja possível”, afirma Thiago Lacerda, presidente do Sindju. Ele relata que a organização da carreta pretende iniciar um movimento maior de atividades que possam ajudar a pressionar pelo impedimento do presidente. “O estopim para nós foi o absurdo número de mortos, mais de 200 mil brasileiros, que morreram por culpa da incompetência e do descaso desse governo. Além disso, o que nós denunciamos e observamos é a negação dos direitos da população, que deveriam ter sido resguardados, com a implementação de políticas que evitassem, que prevenissem a contaminação”, diz o organizador.

A manifestação será realizada em formato de carreata para evitar aglomerações e possível aumento de contaminação pela covid-19. Serão estabelecidos como obrigatórios entre os participantes uma lotação máxima, por veículo, que ainda será determinada entre duas ou três pessoas; uso de máscaras de proteção e utilização de álcool em gel para a higienização das mãos.