Quem são os primeiros lugares do Prêmio Sindtifes de Literatura?

Os nomes Glória Maria da Silva Martins, João Marcelino Pantoja Rodrigues e Anselmo de Souza Gomes ainda não são familiares para os conhecedores de literatura. No entanto, isso pode começar a mudar em breve. Os três foram os vencedores dos primeiros lugares nas categorias poesia, crônica e conto, respectivamente, do Prêmio Sindtifes de Literatura.

A seleção teve sua cerimônia de entrega realizada no dia 24 de janeiro, a partir das 10h, no hall do prédio da Reitoria da UFPA. Na ocasião, dirigentes do Sindtifes e o vice-reitor da universidade, Gilmar Pereira da Silva, participaram da solenidade para prestigiar o talento artístico dos técnicos. A assessoria de comunicação do Sindtifes conversou com os vencedores sobre a conquista.

“Comigo, a inspiração pode vir do nada. Mais no caso específico da poesia premiada, a maior motivação foram as dores vividas pelos trabalhadores do Brasil. Falo também de esperança, da vinda de uma nova primavera”, relatou Glória Martins. Criadora do poema “Primaveris”, a autora é técnica da Pró-reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e recorda que começou a escrever poesia aos 13 anos, por incentivo de um professor, José Veríssimo.

O servidor do campus da UFPA de Breves João Marcelino decidiu inscrever para disputar o prêmio o texto “A penúltima crônica”, o que ocorreu de forma inesperada. “Não era para ser essa a crônica. Inclusive, terminei de escrever próximo ao fim do prazo para a inscrição. O que eu fiz foi uma espécie de brincadeira, mas séria, em referência ao texto ‘A última crônica’, de Fernando Sabino”, explica. João ficou também em terceiro lugar na categoria poesia, com o poema “Ima(r)gem reversa”.

Autor de livros de poemas e contos, Anselmo Gomes, técnico do campus de Castanhal da UFPA, foi vencedor da categoria contos com um texto que trata sobre as múltiplas violências vividas pelas mulheres na sociedade brasileira. “É uma temática difícil de tratar, ainda mais pelo fato de eu ser homem, mas procurei me aproximar do tema buscando aquilo que está no comportamento das pessoas, não necessariamente as violências explícitas”, conta.

No dia 17 de abril, uma antologia com todos os textos selecionados será lançada. Confira a lista completa dos premiados