Prêmio Sindtifes de Literatura realiza cerimônia de entrega

Nem só de enfrentamentos vive o movimento sindical. Há também celebração de atividades artísticas e culturais. O Sindtifes realizou nesta quinta-feira, 24, a partir das 10h, no hall da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) a cerimônia de entrega de seu primeiro concurso de textos literários; o Prêmio Sindtifes de Literatura.

Seis autores premiados foram receber seus troféus e falar um pouco sobre as obras. A solenidade foi iniciada com uma fala da coordenadora-geral do Sindtifes, Taís Ranieri. “Para nós, esse evento foi muito importante. Agradecemos a iniciativa do idealizador do prêmio, Devison Amorim, e de todos que se inscreveram nessa primeira edição. Esperamos que tenha continuidade durante os próximos anos”, afirmou.

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, representando o reitor Emmanuel Tourinho, exaltou o projeto do Sindtifes. Gilmar lembrou que no início do século XX, os sindicatos, além de liderarem as batalhas pelos direitos dos trabalhadores, foram responsáveis pela educação e o incentivo à cultura. “Podem contar com o apoio da reitoria. Ficamos muito felizes com esse momento”, disse.

“Com prêmios como esse, textos que estavam esquecidos nos HD´s e gavetas podem ganhar vida e serem lidos por muitas pessoas. É incrível a abrangência que tem uma iniciativa como essa”, elogiou também o primeiro lugar da categoria crônica, João Marcelino Pantoja Rodrigues, servidor do campus de Breves.

Devison Amorim do Nascimento, técnico-administrativo da UFPA, foi a pessoa que teve a ideia do Prêmio, que foi acatada pela coordenação do sindicato. Durante cerimônia, ele agradeceu a direção do Sindtifes e destacou o “design” do troféu, que foi construído com madeira da região amazônica por Miguel Guimarães, coordenador da sede administrativa do sindicato.

“Peço palmas para a obra do Miguel, que está viajando. Gostaria de dizer também da importância de darmos continuidade aos incentivos que recebemos na vida. Foi por conta disso, que pude também pensar esse prêmio para que outras pessoas possam ser incentivadas”, concluiu Devison.

No dia 17 de abril, uma antologia com todos os textos selecionados será lançada.

Confira a lista completa dos premiados