Encontro de Aposentados da Fasubra encaminha propostas aos sindicatos

O V Encontro de Aposentados (as) e Aposentados (as) e Pensionistas da FASUBRA ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2018, no auditório da Universidade de Brasília (UNB), no Distrito Federal. De acordo com os representantes do Sindtifes, foi um momento especial de troca de experiências e aprendizado para continuar fortalecendo a luta pelos direitos da categoria.

A coordenação da Federação agradeceu aos sindicatos de base que enviaram seus delegados mesmo com muita dificuldade, por conta da conjuntura que exige luta diária em defesa dos direitos já adquiridos. “Aos companheiros que mesmo viajando durante muitas horas vieram de todo o Brasil trazer informações para a Federação e levar as propostas para as bases, abrilhantando o encontro com sua participação”, afirmou, em boletim informativo, a Fasubra.

Confira as orientações aos sindicatos de base:

1) Que os sindicatos de base, em parceria com as universidades, criem um programa para dependentes químicos (as);

2) Que lutem contra o assédio de qualquer natureza aos (às) idosos (as), negros (as), mulheres, índios e LGBTIs;

3) Que organizem programas de preparação para a aposentadoria;

4) Que as entidades de base mantenham, de acordo com sua disponibilidade financeira, um programa para qualidade de vida dos(as) aposentados (as) e pensionistas, através de promoção de bailes, festas, atividades físicas, oficinas de artesanato, curso de empreendedorismo, entre outros;

5) Que a FASUBRA faça um levantamento junto às instituições de ensino sobre os planos de saúde de autogestão;

6) Que os (as) aposentados (as) e pensionistas sejam acolhidos com respeito e dignidade em todos os sindicatos, com apoio da FASUBRA

7) Que nos próximos encontros existam mais espaços de manifestação oral.

Veja o informe completo.