UFPA atende estudantes com cólica menstrual e síndrome pré-menstrual

A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) da UFPA oferece serviços de atendimento gratuito às estudantes que sofrem de cólica menstrual e síndrome pré-menstrual. O projeto tem como idealizadora a técnica da instituição e fisioterapeuta, Raíssa Pimentel, e a coordenação da professora e fisioterapeuta Keila Madureira.


A tensão menstrual e a dismenorreia, a chamada cólica menstrual, lideram o ranking de reclamações das mulheres nos dias em que ocorre o período menstrual. Mais de 50% da população feminina em período fértil enfrentam os problemas. A dismenorreia primária, cólica não associada a outras doenças, é caracterizada por dores causadas pela contração do útero, de acordo com o site Fisioterapia Manual.O incômodo é resultado do aumento da produção de prostaglandinas. Raíssa Pimentel nos explica.


“As prostaglandinas são substâncias que o nosso corpo produz para os nossos sistemas circulatório, digestivo, para respostas imunológicas, para ovulação, para diminuir a pressão arterial. Ela tem uma infinidade de funções”, explica a servidora. Com o aumento destas, ainda de acordo com Raíssa, ocorre a vasoconstrição: os vasos sanguíneos ficam mais apertados, causando uma falta de oxigênio no útero, que pode levar à dor.


A síndrome pré-menstrual, caracterizada por náuseas, dor de barriga, dores no seio e alteração no humor, se dá por conta de alterações hormonais e é associada também a fatores ambientais. Não há apenas uma explicação e não é assegurado que todas as mulheres irão desenvolver. No entanto, foi a convivência com alunas da UFPA e a constatação do quanto o problema afeta a vida acadêmica das discentes, que motivou Raíssa Pimental a criar o projeto.


“De 45% a 95% das mulheres jovens apresentam os sintomas mencionados, portanto quase todas as estudantes sentem os incômodos e são prejudicadas em suas vidas por eles. Em torno de 60% dos 40 mil estudantes da UFPA são mulheres”, diz a pesquisadora. O objetivo da ação é aplicar técnicas para contribuir para o bem estar desse público.


Parte do “Programa Estudante Saudável”, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), os atendimentos gratuitos e exclusivos para as estudantes ocorrem toda sexta-feira, de 16h às 17h, na Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) da UFPA. O agendamento pode ser feito diariamente pelo telefone 3201-8892 e pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

comments

Links importantes