UFRA responde solicitação do Sindtifes sobre aumento de preços do RU

A vice-reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Janae Gonçalves, em exercício da Reitoria, emitiu um documento em resposta à solicitação de audiência enviado pelo Sindtifes no dia 20 de julho. O sindicato desejava discutir o modelo de gestão do Restaurante Universitário (RU).

O envio do documento (ofício nº297) foi decidido na assembleia geral do Sindtifes realizada no dia 17 de julho, após a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informar em reunião com o sindicato que o preço da refeição do RU, para os técnicos, seria aumentado em 500%. O valor atual, R$ 1,00, passaria par R$ 6,00, portanto.

Janae Gonçalves, por meio do ofício nº 297/2018, agradeceu pela atenção dispensada pelo Sindtifes às políticas de assuntos estudantis, mas afirmou que ainda não há dados para deliberações sobre o assunto. “A pauta está na fase de levantamento de informações, portanto, assim que tivermos elementos consistentes, agendaremos uma reunião com os representantes do Sindicato”, informou.

De acordo com a primeira manifestação da Reitoria, o aumento seria resultado da desvinculação do custeio das alimentações do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que ocorrerá neste ano. Para a coordenação geral do Sindtifes, no entanto, o motivo não justifica o novo valor, já que o Plano não foi sempre o responsável pelo pagamento do custo.

“Sabemos que as verbas do PNAES só passaram a existir na UFRA a partir de 2011, dando um importante reforço na política de permanência dos estudantes. Entretanto, antes da sua existência, sempre tivemos a garantia de gratuidade aos discentes e preços bem módicos aos servidores”, afirmou o coordenador do Sindtifes, Cléber Coelho.