Emmanuel Tourinho recebe o Sindtifes para debater campanha salarial e demissões na UFPA

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, recebeu a coordenação geral do Sindtifes nesta terça-feira, 5, para debater a campanha salarial dos trabalhadores fundacionais e a pauta das demissões no Restaurante Universitário (RU) e no Hospital Universitário Barros Barreto (HUJBB).

O coordenador geral do sindicato, Marcos Soares, colocou ao reitor a necessidade de apurar a informação de que no HUJBB estaria ocorrendo economia de verbas para pagar indenizações de futuras demissões.

“O que mais nos alarmou foi a afirmação de que o dinheiro da manutenção do hospital (fornecedores e insumos) estaria sendo usado para pagar indenizações. Como isso é possível se é dito que não há dinheiro nem pra comprar uma lâmpada? Cobramos que o processo obedeça os ritos, que não seja deslocado da nossa realidade.”, afirmou o coordenador.

A representante da Fasubra, Angela Azevedo, também esteve presente no encontro e demarcou de forma explícita a posição dos técnicos-administrativos da UFPA sobre as demissões dos trabalhadores fundacionais. “Entendemos que não há necessidade de desespero para demissão nesse momento. Pois, quando chegarem os trabalhadores concursados da Ebserh, por exemplo, eles não vão suprir as funções dos técnicos que estão ameaçados de serem demitidos agora”, afirmou.

O reitor respondeu que os relatos sobre a Superintendência da EBSERH serão colocadas aos responsáveis do hospital para esclarecimentos. Sobre a demissão de trabalhadores no RU, Tourinho comprometeu-se em fazer esforços para que o processo das licitações coincida com o de exonerações. “Precisamos admitir que não há solução boa nesse caso. Processos de demissões sempre serão traumáticos. O que vamos procurar fazer é que os trabalhadores não sejam tão prejudicados, como é parte da nossa cultura de desigualdade”, prometeu.

A comissão dos trabalhadores pediu também esclarecimentos sobre a campanha salarial dos trabalhadores fundacionais. O reitor afirmou que a proposta enviada pelos técnicos já foi encaminhada à Superintendência da EBSERH e que uma nova reunião sobre o assunto será marcada para até o final do mês de junho.