Sindtifes cobra medidas de segurança para Barros Barreto e anuncia campanha salarial

Há meses, os técnicos, pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) correm risco de segurança em razão da grande frequência de assaltos na região do prédio. Atualmente, apenas dois vigilantes estão lotados no Hospital. Foi para exigir medidas de urgência para a segurança, além de outras providências, que a coordenação do Sindtifes reuniu no dia 11 de abril, última quarta-feira, com o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, Paulo Amorim.

Durante a reunião, o Sindtifes reforçou a importância do aumento do contingente de segurança para que os trabalhadores e frequentadores do Hospital possam circular com tranquilidade. Paulo Amorim, ao ser questionado, informou que está sendo providenciada uma contratação emergencial de segurança armada, cujo processo será via Pró-reitoria de Administração (Proad). Informou também que está sendo feito o redimensionamento do quadro necessário para abertura de licitação dos setores relacionados, que serão terceirizados, como portaria e recepção; além da própria segurança.

Sobre o processo de cessão dos Hospitais Universitários (HU´s) e, por consequência, dos servidores públicos federais para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o superintendente afirmou que não haverá cessão coletiva automática. A orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo Paulo Amorim, é que não haja mais cessões do que daqueles servidores que estejam ocupando cargos de gerência na EBSERH. A TCU estuda, inclusive, a normatização para que nem os gerentes tenham que ser cedidos.

A reunião tratou também da campanha salarial 2018 dos trabalhadores da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). O Sindtifes comunicou que reuniões estão sendo realizadas com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e que, dentro em breve, será protocolada a pauta de reivindicações e para que seja iniciada a mesa de negociação.