Repúdio a truculência dos jagunços da mineradora belo sun!

No dia 29/11, cerca de 40 jagunços comandados pelo prefeito da cidade de senador José Porfírio, Dirceu Bancardi (PSDB) e pelo deputado estadual Fernando Coimbra (Livres), invadiram e ocuparam de forma truculenta um evento que ocorria no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA, organizado, entre outros pesquisadores, pela professora Rosa Acevedo (Naea/UFPA).

Os agressores ameaçaram os participantes aos gritos, e implodiram o seminário que debatia os impactos socioambientais decorrentes da implantação do projeto de extração mineral de ouro da mineradora canadense Belo Sun, na volta grande do Rio Xingu. Trata-se de um episódio inadmissível, uma vez que impede o livre debate de ideias em uma universidade pública, caracterizada pela defesa do pensamento crítico e da democracia em todos os âmbitos da sociedade.

Expressamos nossa total solidariedade aos participantes do seminário e exigimos que a reitoria da UFPA se manifeste publicamente, tomando as medidas legais necessárias, de forma enérgica contra tais práticas de violência e intimidação no espaço acadêmico.

Assembleia Geral de Greve dos TAEs da UFPA

Belém, 30/11/2017