Assembleia da UFPA faz chamada para a Greve Geral do dia 5 de dezembro

Os servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) se reuniram nesta quinta-feira, 30, para avaliar a greve dos técnicos e decidir os próximos passos do movimento. Como principal encaminhamento, foi decidida a adesão total à Greve Nacional do dia 5 de dezembro. Os trabalhadores irão às ruas de todo o país para dizer não à Reforma da Previdência, para combater os ataques do governo federal contra a carreira dos servidores públicos federais e fortalecer ainda mais a greve dos técnicos contra o sucateamento das universidades públicas.

A Assembleia Geral de Greve (AGG) teve início às 8h no hall de entrada do prédio da reitoria da UFPA. A greve foi avaliada como positiva nas últimas semanas, desde a sua deflagração no dia 10 de novembro, e um calendário com atividades específicas foi estabelecido entre os dias 1º e 7 de dezembro. Na próxima sexta-feira, 1, às 9h, será realizada a reunião periódica do Comando Local de Greve (CLG), também marcada para ocorrer no hall da reitoria da UFPA.

Um dos principais informes da AGG foi o relato dos servidores que participaram da caravana do Sindtifes-PA à Brasília, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de novembro. Nos dias 27 e 28, a delegação do Pará participou de duas ações vitoriosas em Brasília, dirigidas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Nos dois dias as representações dos servidores foram recebidas por membros do governo. No primeiro dia, pelo secretário do Ministério do Planejamento, Augusto Chiba, e no segundo pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. As ações tiveram êxito, pois após um ano e meio, finalmente o governo Temer se dobrou à força dos trabalhadores organizados e sentou à mesa de negociações.

Confira a agenda da greve:

01/12 (6ª feira)

09h- Reunião do Comando Local de Greve no hall da Reitoria

11h- Audiência com Reitor sobre a pauta local de Greve

03/12 (domingo)

09h- Agitação na Praça da República para a GREVE GERAL e contra a campanha do Governo que acusa os servidores de “privilegiados”

05/12 (3ª feira)

GREVE GERAL CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

06/12 (4ª feira)

09h- Atividade no CTIC