Congressos debatem os rumos dos trabalhadores brasileiros

As lutas contra a retirada de direitos trabalhistas estão no horizonte do terceiro Congresso Nacional CSP-Conlutas, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de outubro deste ano, em Sumaré, São Paulo, e do 23º Congresso Nacional da Fasubra Sindical, que será realizado de 26 de novembro a 1º de dezembro em Poços de Caldas, Minas Gerais.

No município de Sumaré (SP), trabalhadores, estudantes e movimentos populares vão avaliar as atividades políticas realizadas até aqui, além de projetar ações futuras na defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários. Uma palavra de ordem vai partir do Brasil inteiro rumo a Sumaré: #ForaTemer.

São mais de dez anos desde o início do que ficou conhecido como a reorganização do movimento sindical e popular no Brasil. Um movimento que teve a Central Sindical e Popular (CSP) Conlutas como organização articuladora, reunindo trabalhadores de todo o país. O Manifesto publicado pela Conlutas apresenta a conjuntura na qual se insere o congresso. “Diante dela [crise], o capitalismo lança milhões de trabalhadores no desemprego e desfere violento ataque aos já parcos direitos de nossa classe”, contextualiza o documento.

Para uma das diretoras de comunicação do Sindtifes, Taís Ranieri, o congresso tem como foco a atuação de Temer, “ilegítimo, que descaradamente comprou os deputados para evitar que fosse investigado, e retrocede em décadas os direitos trabalhistas”. E completa: “O congresso da CSP-Conlutas será muito importante para fortalecer nossa categoria e a classe trabalhadora de conjunto na armação das lutas contra a retirada de nossos direitos!”. Visite o site oficial.

Já o Confasubra serão seis dias para os trabalhadores técnico-administrativos em educação organizar a luta para o biênio 2018/2019, definindo o seu plano de lutas. A expectativa é a participação de 1.500 delegados representando 42 entidades de base filiadas à Federação. Confira aqui o caderno de teses e o calendário de assembleias.

SERVIÇO

3° Congresso Nacional CSP-Conlutas, entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017, na Estância Árvore da Vida, Sumaré (SP)

XXIII Confasubra- 26 de novembro a 1º de dezembro- Poços de Caldas (MG)