Assembleias dos técnicos aprovam por unanimidade Greve Geral no dia 30 de Junho

Os técnicos-administrativos da UFPA, da UFRA, Unifesspa e Ufopa, em assembleias realizadas no dia 8 e na manhã desta quarta-feira, 14, aprovaram por unanimidade a deflagração de greve radicalizada de 24 horas nas universidades no dia 30 de junho. A assembleia contou com a presença de trabalhadores de diferentes setores e gerações das instituições de ensino, que puderam compartilhar seus pontos de vista sobre a conjuntura política do país. O eixo da mobilização aprovado será: #ForaTemer, #EleiçõesGerais e #DiretasJá!

É consenso no meio do movimento sindical que as reformas do governo golpista de Michel Temer representam o desmonte da Previdência Pública e a retirada dos direitos trabalhistas garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por isso, o Sindtifes convoca todos os técnicos a construírem a greve juntos, com unidade, e defende que o embate deve ser feito nas ruas.

“Precisamos ir para as ruas enterrar a reforma da previdência de uma vez! E aproveitar para informar a cada jovem que ainda não entrou no mercado de trabalho que a vida dele vai ser muito incerta se essas reformas forem aprovadas”, afirmou Angela Azevedo, da coordenação geral do sindicato.

Moção de repúdio

A assembleia geral aprovou ainda, também por unanimidade, a elaboração de uma moção de repúdio aos representantes dos técnicos-administrativos no Conselho Universitário (Consun) da UFPA que votaram contra a própria categoria na última reunião do Conselho, no dia 2 de Junho.

A despeito da proposta dos técnicos aprovada em assembleia, que defendia eleição para representantes por seções eleitorais, totalizando 21 seções, as quais, ao final do período de votação se transformariam em mesas apuradoras de votos, o Consun preferiu manter o modelo eleitoral via digital. O Sindtifes lamenta a conduta dos representantes técnicos que não escutaram o posicionamento político de sua própria categoria e repudia ações que visem atacar a autonomia da classe trabalhadora.