Qui, 11 de Outubro de 2012 19:19

O Sindtifes Pará realiza Seminário de Formação Política e Sindical, voltado à direção do sindicato, ativistas do Comando de Greve e pessoas interessadas em atividades sindicais. O seminário será realizado no campus Castanhal, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no dia 20 de outubro, com vagas limitadas. Interessados devem enviar solicitação de inscrição ao email < Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. > para receber a ficha de inscrição, ou diretamente no sindicato (altos do Vadião).

O que é e para que serve o sindicato?

Ao longo da história, os trabalhadores criaram organizações para lhes auxiliarem na luta em defesa de seus salários e por melhores condições de trabalho. Conquistas como a jornada máxima de 8 horas, o 13º salário, o direito à Previdência Social e muitas outras foram vitórias nas quais os sindicatos cumpriram papel fundamental.

A força dessa organização somente é possível com a participação efetiva dos trabalhadores em todas as lutas, desde as assembléias de base, os congressos, as greves e na solidariedade entre as diversas categorias. É também essencial que os trabalhadores exerçam o controle de suas direções, pois muitos são os casos em que os interesses dos governos/patrões se sobrepõem aos reais interesses da categoria.

A força do sindicato vem dos trabalhadores que estão associados a ele. Unidos somos mais fortes e só assim podemos enfrentar os desafios, manter os direitos conquistados e arrancar novas vitórias. O sindicato é muito mais do que sua diretoria. O sindicato somos nós!

A importância da formação política dos dirigentes sindicais

Na luta por seus direitos os trabalhadores enfrentam muitos inimigos e desafios: governos corruptos, um labirinto de leis contraditórias e obscuras, a truculencia da grande mídia, a repressão policial, os trabalhadores pelegos, as tentativas de cooptação, etc. Como manter-se coerente e ter a segurança necessária para enfrentar inimigos tão poderosos?

Além de precisar apoiar-se na participação ativa da categoria, um sindicato forte e combativo precisa de dirigentes capazes de se contrapor a ideologia dominante difundida pelos patrões, governo e a grande mídia que os servem. Precisamos de instrumentos que, dentro de uma visão critica do mundo e da sociedade atual, nos ajudem a apontar novos caminhos e superar desafios, nos armando de informações e teorias que se contraponham ao poder dominante na perspectiva futura de uma sociedade mais justa.

É esse o papel da formação política e sindical. Por isso o Sindtifes estará promovendo, neste dia 20 de outubro, seu Seminário de Formação Política e Sindical, com o tema: "O papel do sindicato na organização dos trabalhadores".

Inscreva-se! Participe! Venha contribuir, criticar, debater conosco e ajude a fortalecer a organização e construir as lutas de nossa categoria.

 

 

Texto: Rui Pena

Arte: Dircélia Moraes

comments
 

Links importantes