Ter, 07 de Fevereiro de 2012 14:48

O Sintufra realizará nesta quinta-feira uma assembleia para deliberar sobre o encerramento formal de suas atividades. O espaço será fundamental para discutir o caminho da luta sindical dos técnico-administrativos do Pará. Participe!

O Sintufra convoca todos os servidores da Ufra a participar da assembleia geral que ocorrerá nesta quinta-feira, 09, às 8h30, no portão de pedestres da Ufra. A assembleia será de fundamental importância para o fortalecimento das lutas da categoria no estado do Pará, pois discutirá o fim das atividades do Sintufra para migração dos servidores ao Sindtifes-PA.

 

O Sindtifes-PA é um sindicato em âmbito estadual, que representa os técnico-administrativos lotados nas Instituições de Ensino Superior do Pará. O sindicato surgiu a partir de uma determinação do governo federal, que exigiu que os sindicatos fossem municipais ou estaduais.Como no período existia o Sintufpa, que representava os servidores da Ufpa, e devido a Ufpa possuir campi em vários municípios, optou-se por fundar uma entidade estadual. A mudança foi aprovada durante o IX Consitufpa, realizado em outubro de 2009.

Antes da criação do Sindtifes-PA, houve uma discussão entre as coordenações do Sintufra e Sintufpa sobre qual deles iria se tornar sindicato estadual para representar toda a categoria dos técnico-administrativos do Pará. O Sintufpa era o único dos dois que já movia um processo no Ministério do Trabalho solicitando o registro sindical, logo seria a base para a construção da nova entidade, o Sindtifes-PA.

Atualmente, na gestão “Avançar na Luta”, em curso desde 2010, três companheiros, servidores da UFRA, compõem a coordenação do Sindtifes-PA. Além disso, já existem mais de 100 servidores da rural filiados ao sindicato. No entanto, o Sintufra ainda mantém existência formal (jurídica e administrativa). Precisamos concluir o processo iniciado em 2009, encerrando, de fato, todas as atividades do Sintufra, pois precisamos formalizar junto à Fasubra a questão da representatividade sindical do estado.

O Sintufra será dissolvido no marco de uma vitória, pois o sindicato cumpriu seu papel, lutando durante quase trinta anos, somando o tempo da ASFCAP, em defesa dos servidores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A decisão de migrar os associados do Sintufra para o Sindtifes-PA tem o objetivo de ampliar e fortalecer a luta da categoria. Precisamos dessa unificação para que nossas lutas tenham mais sucesso e maior poder de reivindicação junto ao governo federal.

Além da deliberação sobre a representatividade sindical, a assembleia terá a participação da Advogada do Sindtifes-PA, Roberta Dantas, que dará os últimos informes jurídicos da categoria, entre eles a questão do mandado de injunção, que versa sobre a contagem de tempo especial e sobre a progressão por capacitação.

Participe da assembleia, sua presença é fundamental na definição dos rumos de nossa luta sindical!

 

 


Assembleia Geral do Sintufra
Quinta-feira, 09, às 8h30.
Portão de pedestres da Ufra.

 

comments
 

Links importantes