Seg, 20 de Julho de 2020 17:04

"Reitor eleito é Reitor empossado!"

Nos dias 29 e 30 de junho deste ano foi realizada a Consulta à Comunidade da UFPA para escolha de reitor e vice-reitor, via on line (SIG-Eleição). O resultado desta Consulta, divulgado no dia 30, apontou que dos 1.690 Técnicos/as Administrativos em Educação (TAEs) votantes, 1.417 optaram pela chapa 1 e 273 pela chapa 2, demonstrando indiscutivelmente, a vontade da amplíssima maioria da categoria.

No dia 14 de julho ocorreu a reunião extraordinária do CONSUN/UFPA para deliberar sobre a eleição e formação da lista tríplice para reitor e vice-reitor, a qual foi transmitida ao vivo pelo NITAE. Na referida reunião, a conselheira Fernanda Lobo (técnica de laboratório lotada no ICB), representante da categoria TAE no CONSEPE e CONSUN/UFPA não votou na chapa escolhida pela maioria da categoria, sob a justificativa de que não teve acesso ao resultado da Consulta no ICB e por isso votava por si, esquecendo-se que sua representatividade não se restringe ao ICB, mas sim ao conjunto da categoria TAE da UFPA que a elegeu!

A realidade brasileira está bastante turbulenta, por isso é fundamental se posicionar e exigir respeito à democracia!

Assim, os/as representantes técnicos/do ICB manifestam sua insatisfação e discordância com a referida conselheira por não se posicionar pela vontade da maioria da categoria. Afinal, as representações devem sim defender a posição de seus representados, prezando pela democracia e pelo interesse geral.

Este episódio convida todos a refletir sobre a escolha de nossos representantes e sobre a responsabilidade de acompanhar e cobrar que apoiem os interesses e as decisões democráticas tomadas pela maioria.

Os/as representantes dos técnicos/as do ICB repudiam qualquer atitude antidemocrática e exigem respeito e ética acima de tudo!

Representantes TAEs na Congregação do ICB