Ter, 12 de Maio de 2020 08:10

O Sindtifes encaminhou ofício, nesta segunda-feira (11), à Reitoria da UFPA e à Superintendência, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) com denúncias sobre as condições inadequadas às quais os trabalhadores e pacientes do Hospital Universitário Barros Barreto (HUBB) estão expostos. Em visita realizada no setor da cozinha do hospital, o sindicato constatou que a situação é grave, tamanha a insalubridade do ambiente encontrado.

“Verificou-se que as refeições servidas pelo HUJBB seguem sendo preparadas em um ambiente extremamente insalubre, um ambiente extremamente quente e abafado, sem a mínima condição. Bancadas, panelas, utensílios de cozinha estão depredados e já muito desgastados pelo uso. O espaço está profundamente sucateado e se chegou a flagrar no ambiente a presença de pestes como baratas, ratos e moscas! Toda esta situação acarreta em riscos de contaminação dos alimentos”, afirma o documento protocolado pelo Sindtifes.

A situação encontrada desrespeita o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC), aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o estabelecimento de normas para a melhoria do controle sanitário na área de alimentos, visando a proteção da saúde da população.

Tal como apresentado em reunião com EBSERH, em 1º de abril, o Sindtifes solicita, no ofício, explicações sobre os seguintes itens: infraestrutura da cozinha; a situação da lavanderia e da rouparia; a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e a liberação do trabalho de servidores que fazem parte do grupo de risco da covid-19 ou que já foram contaminados pela doença.

“Estamos à disposição para dialogar sobre todo o exposto e no aguardo de providências o mais breve possível”, finaliza a coordenação geral do Sindtifes.

Confira aqui o ofício completo.