Sex, 27 de Novembro de 2020 16:30

Os técnicos-administrativos da Universidade Federal do Pará (UFPA) elegeram no dia 24 de novembro novos conselheiros para o Conselho Superior de Administração (Consad) e para o Conselho Superior de Pesquisa e Extensão (Consepe). Foram seis servidores eleitos para o Consepe e seis para o Consad. No total, os conselhos tiveram 17 e 19 candidatos, respectivamente.

“A participação nos conselhos superiores se faz necessária não apenas para incluirmos nossa visão enquanto categoria como para defender proposições que para os técnicos são valorosas”, afirma Udson Pacheco, técnico do campus de Tucuruí, eleito com 329 votos para o Consad. Kelly Ribeiro de Souza Peres é sua suplente.

Para Udson, representar os técnicos significa ser um ator ativo em prol da categoria, que leve a visão de alguém que está lotado no interior e proponha inovações viáveis que atendam os trabalhadores. “Observem o crescimento dos representantes do interior: agora temos dois titulares no Consad e dois titulares no Consepe. Espero que tenhamos cada vez mais titulares valorosos, não por participarem em um grupo, mas por agirem em prol da categoria”, destaca ainda.

Com a maior votação para o Consad, com 374 votos, a coordenadora geral do Sindtifes, Taís Ranieri, afirma que o sindicato foi vitorioso na eleição, por ter conseguido eleger quatro conselheiros indicados pela entidade, sendo dois para o Consad e dois para o Consepe. “E estamos ainda na expectativa de conseguir mais um representante para o Consepe, caso o reitor conclua o compromisso de aumentar a representação dos técnicos, para que a gente consiga manter os 15% da legislação vigente”, anuncia.

“Participar dos conselhos superiores, para a categoria dos técnicos, é algo muito importante. Apesar de sermos bastante subrepresentados no Conselho Universitário (Consun), que é ainda organizado pela lei do 70%, é esse órgão que toma as principais decisões na universidade. Nessa era de arrocho salarial do Bolsonaro, a partir dos conselhos a gente consegue avançar em algumas propostas importantes para a nossa categoria e que, consequentemente, são importantes para a universidade como um todo. Por exemplo: aprovamos na última gestão dos conselheiros a resolução de combate ao assédio moral e sexual dentro da universidade e também apresentamos a proposta de empréstimos de materiais para os trabalhadores em regime remoto”, detalhou a coordenadora geral.

Confira os conselheiros eleitos (em negrito) para o Consad e para o Consepe.