Sáb, 30 de Novembro de 2019 10:35

Após meses de preparação, a Antologia do I Prêmio Sindtifes de Literatura, que traz os textos selecionados no início deste ano, está disponível ao público, basta clicar aqui e conferir.

O idealizador do prêmio, o técnico-administrativo da UFPA, Devison Amorim do Nascimento, exalta o processo de construção coletiva da iniciativa. “O trabalho da Comissão Organizadora foi árduo! Mas devo reconhecer não deve ter sido mais árduo do que o trabalho da Comissão Avaliadora! Quando chegaram as notas, houveram muitos empates. Os que ganharam os primeiros lugares, ganharam porque suas produções são de excelência”, elogia.

Na categoria Crônica, o vencedor foi João Marcelino Pantoja Rodrigues, do campus de Breves da UFPA, com o texto “A penúltima crônica”. “Na categoria de contos, o vencedor foi Anselmo de Souza Gomes, com o texto ‘Monstruosa Violência das Sombras’ que, para mim, ultrapassa os limites de conto, para ser quase - ou tirando o quase - um retrato da vida real”, afirma Devison. O poema “Primaveris”, de Glória Maria da Silva Martins, mereceu o primeiro lugar na categoria Poesia.

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, que representou o reitor Emmanuel Tourinho na cerimônia de entrega, exaltou o projeto do Sindtifes. Gilmar lembrou que no início do século XX, os sindicatos, além de liderarem as batalhas pelos direitos dos trabalhadores, foram responsáveis pela educação e o incentivo à cultura. “Podem contar com o apoio da reitoria. Ficamos muito felizes com esse momento”, disse.