Qui, 05 de Setembro de 2019 17:53

A posição tomada ocorreu de forma unânime: centenas de pessoas que lotaram o hall do Mirante do Rio nesta quarta-feira, 4, atendendo a convocação do Sindtifes, da Adufpa, da UNE e do DCE, para discutirem o programa Future-se, do MEC, e os cortes no orçamento das universidades. A Assembleia Unificada de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da UFPA disse sim à educação pública, gratuita e de qualidade, e sim à autonomia universitária. E um completo não ao plano de destruição de Bolsonaro.

A coordenadora-geral do Sindtifes, Taís Ranieri, apresentou as razões para a decisão dos técnicos contra o programa e convocou os presentes para participarem da construção da campanha de resistência. “Cada um de nós precisa participar dos atos de rua e trazer cada vez mais gente. E também participar da luta em defesa da Amazônia. Não é menor esse caos: o aumento em 80% das queimadas em relação ao ano passado. O Bolsonaro também tem um projeto de destruição e de degradação do meio ambiente para destruir a sociedade onde a gente vive”, completou.

Os docentes, estudantes e técnicos decidiram, ainda, exigir do reitor Emmanuel Tourinho, que o Conselho Superior Universitário (Consun), que irá apreciar a adesão da UFPA ao Future-se, previsto para ocorrer no dia 23 de setembro, seja aberto e realizado em um espaço amplo, que permita uma maior participação da comunidade universitária. A orientação aprovada é que as atividades na UFPA sejam suspensas no momento da sessão do Consun, para garantir que as pessoas acompanhem as discussões e deliberações dos conselheiros.

Confira o calendário de mobilizações aprovado:

05/09 – 17h – Ato público Salve a Amazônia

Local: Mercado de São Brás

07/09 – 8h – Grito dos Excluídos

Local: Mercado de São Brás

11/09 – 14h – Seminário “Corte de Verbas, Future-se e endividamento público”

Local: Auditório do ICJ-UFPA

12/09 – 16h – Ato Político-Cultural em Defesa da UFPA