Qua, 25 de Julho de 2018 10:10

Com o objetivo de estimular a produção literária dos técnico-administrativos das Instituições Superiores de Ensino do Pará, o Sindtifes lança neste mês de agosto o “Prêmio SINDTIFES de Literatura/2018: contos, crônicas e poesias”. As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de agosto e vão até 30 de setembro. Poderão participar os técnicos da UFPA, UFRA, UFOPA e UNIFESSPA, associados ou não ao sindicato, e servidores da Fadesp e EBSERH.

Em um Estado onde a publicação de livros é bastante difícil, seja por falta de acesso dos autores aos meios de publicação ou pela a ausência de políticas públicas, o concurso do Sindtifes demonstra o compromisso da entidade com a promoção dos talentos artísticos dos técnico-administrativos. O textos apresentados deverão ser rigorosamente inéditos, o que também servirá para revelar novas obras e estilos e aproximá-los da crítica literária e do mercado editorial.

A proposta do Prêmio SINDTIFES de Literatura foi uma iniciativa do técnico em Educação da UFPA, Devison Amorim do Nascimento, associado ao Sindtifes. Foi Devison quem elaborou a ideia e levou à coordenação geral, que a acatou e a incluiu no planejamento de atividades do sindicato. Para William Mota, coordenador de Comunicação, o modo como foi construído o prêmio revela o perfil da gestão Autonomia e Luta: uma coordenação que está próxima dos técnicos e é comprometida em executar ideias de forma compartilhada.

“Esse evento mostra o compromisso da gestão com a promoção da Cultura, com o incentivo às atividades artístico-culturais, mas também mostra que é uma gestão aberta para sugestões e proposições dos técnicos associados que venham a contribuir com o desenvolvimento da categoria. Foi muito importante o papel do Devison nesse processo”, afirma William Mota.

Os autores e autoras premiados em primeiro lugar receberão como prêmio R$ 1.000,00. Serão selecionados vinte textos de cada uma das três categorias para compor uma antologia. Confira as informações completas do Edital e faça o download da ficha de inscrição aqui.