Ter, 24 de Abril de 2018 12:50

O Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da UFPA (PIEBT) divulgou na última semana uma peça de comunicação on line que anuncia vaga para estágio e afirma que será preciso “fazer café de vez em quando”. O Sindtifes, por meio de sua coordenação geral, considera a peça um desrespeito direto aos estudantes e um símbolo explícito do ambiente de assédio moral exercido hoje sobre os estagiários.

”A universidade tá contratando estagiário pra fazer cafezinho? É isso mesmo? É absurda forma como a universidade trata os estagiários. O assédio moral é um absurdo”, afirma Taís Ranieri, da coordenação geral do sindicato. De acordo com a coordenadora, os estagiários são alvo de assédio moral e são obrigados, muitas vezes, a realizar trabalhos que deveriam ser feitos por técnicos-administrativos.

“Temos hoje aproximadamente 1 mil bolsistas administrativos na universidade e 2500 técnicos, o que representa a proporção de dois técnicos para cada bolsista, quando o que deveria ser feita era a contratação de mais técnicos, serem feitos mais concursos”, reivindica. A chamada para a contratação de estagiários circula entre grupos nas redes sociais e utiliza uma analogia com o programa de televisão Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo, para atrair os candidatos.

Confira o texto completo, publicado em uma página do Facebook:

“ATENÇÃO CANDIDATOS: BIG ESTÁGIO BELÉM

Essa edição do BBB terminou, mas a nossa só está começando. Não perde tempo e prepara logo teu currículo (e portfólio, se tiver) e envia para a nossa produção através do e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até às 00h do dia 30 de Abril de 2018. A seleção dos candidatos a ocupar uma vaga na agência mais vigiada da UFPA vai ser dura, porém o participante que melhor defender sua estadia na casa tem grandes chances de ficar. Não perde o prazo.

SERÁ VOCÊ A MINHA NOVA GLEICI?

Vem pro BIG ESTÁGIO BELÉM!

Atenção:

*Somente candidatos matriculados em graduações da UFPa podem concorrer à vaga.

*Bolsa PROAD no valor de R$ 496,00 mensais

*Vai ter que fazer café na casa de vez em quando”