Seg, 09 de Abril de 2018 15:42

O Sindtifes realizou no último domingo, 08, em sua Sede Campestre, a festa de posse da nova coordenação, que será responsável pela direção do sindicato no triênio 2018-2021. A celebração teve início às 10h e trouxe discursos de agradecimento e de análise da atual conjuntura política do país. Após a apresentação dos membros da coordenação e representantes de outras entidades, os associados, visitantes e convidados assistiram juntos a partida final do Campeonato Paraense de futebol, entre Remo e Paysandu.

Taís Ranieri e Marcos Soares, coordenadores gerais junto a Cléber Coelho, destacaram em seus pronunciamentos a importância da união dos trabalhadores, com um olhar especial para o combate ao autoritarismo crescente no país. Para a nova coordenação, a luta dos técnicos-administrativos de instituições federais de ensino não pode estar dissociada da necessidade de fortalecimento do campo da esquerda brasileira.

“Virão dias de muitas reflexões para nós da esquerda, principalmente após a prisão do ex-presidente Lula, que foi fruto de um processo judicial completamente viciado. Apesar de nossas diferença com o Partido dos Trabalhadores, não podemos deixar de nos posicionar”, afirmou Taís Ranieri. Junto aos pontos estruturais do contexto atual, Marcos Soares trouxe também uma das principais bandeiras de luta da nova gestão: o combate à presença da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) nos Hospitais Universitários (HU´s).

“Nesse ano de 2018, a Ebserh entrará oficialmente em nossos hospitais universitários. Vamos precisar, por isso, que todos estejamos juntos para combater a privatização desses serviços”, alertou Marcos Soares. Ainda em direção à unidade dos trabalhadores, Zaira Valente, do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Pará (Sinduepa), Beto Andrade, da coordenação geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sintepp), Emílio de Almeida, da Associação de Concursados do Pará (Asconpa) e Angela Azevedo, representante do Mais/Psol e ex-coordenadora geral, exaltaram a importância do Sindtifes e desejaram boa gestão à coordenação.