Qui, 05 de Abril de 2018 12:07

Movimentos em defesa dos Direitos Humanos organizaram nesta quarta-feira, 04, um ato público em frente ao Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) para repudiar a linha ideológica adotada na pesquisa “Casamento: sua natureza conjugal e relevância para o bem comum”, dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito. A ação teve como foco reforçar o compromisso da universidade e de seus programas de pós-graduação em defender os direitos humanos e  combater a homofobia. Após o ato, os manifestantes seguiram até o prédio da Reitoria e reuniram com o vice-reitor Gilmar Pereira.

Suzani Tavares Campos, coordenadora de combate às opressões e assédio moral do Sindtifes, integrou a comissão de ativistas recebida pelo vice-reitor. De acordo com ela, o principal objetivo do ato era exigir providências da administração superior acerca dos desrespeitos à diversidade sexual ocorridos na instituição. Durante a reunião, as lideranças apresentaram seus entendimentos sobre a importância de uma manifestação oficial da UFPA e que a pauta fosse incluída no Conselho Universitário (Consun), tendo em vista a repercussão nacional e o posicionamento da arquidiocese de Belém sobre o caso.

“Reforçamos que nossa intenção não era inviabilizar a defesa da dissertação, mas sim manifestar repúdio ao teor desta. E propusemos que a Reitoria lançasse uma nota reafirmando seu compromisso com os Direitos Humanos”, informa Suzani. A administração superior, no entanto, foi contrária à proposta da comissão. Para o vice-reitor, seria inapropriada uma manifestação oficial da Reitoria da UFPA. A postura demonstra uma aproximação da gestão atual aos setores conservadores da universidade.

“Concluímos que a reitoria se acovardou e que a sua campanha, que tinha como um dos eixos a defesa da diversidade sexual, foi apenas utilizada de forma eleitoral”, destacou a coordenadora de combate às opressões. A reunião foi encerrada com apelos de membros da comissão no sentido de pressionar o vice-reitor a reconsiderar a posição, mas não ocorreram avanços.