Ter, 12 de Setembro de 2017 11:24

Dia 14 de setembro, quinta-feira, será o Dia Nacional de Paralisação e Lutas em todo o Brasil! Em Assembleias Gerais realizadas pelos trabalhadores da UFPA e Ufopa, no dia 6, e da Ufra, no dia 11 de setembro, as seções sindicais do Sindtifes decidiram participar ativamente dos protestos e mobilizações em suas cidades.

Em Belém, além das paralisações dos servidores nas duas universidade federais, será organizado um ato público com concentração às 9h na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Travessa Santo Antônio. Já o protesto em Santarém iniciará com a paralisação dos trabalhadores da Ufopa, às 8h, na área das lanchonetes da Unidade Amazônia, e seguirá com a formação de equipes de panfletagem.

As assembleias dos dias 6 e 11 votaram ainda os nomes para representantes de suas seções no 23º Congresso Nacional da Fasubra Sindical e no Congresso Nacional da CSP-Conlutas, que serão realizados, respectivamente, de 26 de novembro a 1º de dezembro em Poços de Caldas, Minas Gerais, e entre os dias 12 e 15 de outubro em Sumaré, São Paulo. Os congressos são necessários na continuidade das lutas contra a retirada de direitos trabalhistas.

Razões do Dia 14

Em 2017, o custeio das universidades foi reduzido em R$ 1,7 milhões. Os investimentos tiveram queda de R$ 40,1 milhões. Para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a redução e contingenciamento comprometem a expansão, consolidação e funcionamento das instituições federais de ensino. Algumas universidades acumulam contas de anos anteriores e não conseguem fechar a conta, mesmo com 100% de liberação de recursos.

Para a Fasubra, as intenções do governo são claras quanto ao processo de desestruturação da Educação Pública, captação de recursos privados e extinção de repasse do Tesouro. Por isso, vamos às ruas!

14 de setembro

Dia Nacional de Paralisação e Luta contra a reforma da previdência e o pacote do governo Temer contra o funcionalismo público com Atos nos Estados

Ato em Belém

Local de concentração: Esquina da Avenida Presidente Vargas com Travessa Santo Antônio